Saber, conhecer o vocabulário da Educação Clássica Cristã é extremamente importante para não se confundir e não confundir os outros.
Vemos uma completa confusão quando se fala de qualquer assunto hoje, textos mal escritos, ambíguos, portanto precisamos saber o vocabulário da educação e da educação clássica para sermos pensadores, comunicadores e advogados da educação clássica.
Glossário
Clássico - clássico se refere a algo que tem excelência duradoura comparada a algo novo.
Tradição - algo de valor e venerável que foi preservado e entregue a nós.
Paideia - termo grego que significava a educação da criança dos 7 aos 20 anos. Envolvia a família, e todo o estado para a formação do homem maduro para serviço tanto da Assembleia Grega quanto no exército.
Educação - sinônimo de Paideia, vindo do latim educere, desenvolvimento ou cultivo da humanidade.
Humanidades - O que nos torna humanos. Tradicionalmente todas as artes liberais (todas as sete) ajudam a cultivar a humanidade, suas capacidades (tanto a linguagem, pensamento, matemática e cálculo) que são próprias do ser humano, somente os seres humanos são capazes de aprender essas capacidades.
Artes Liberais - deriva do latim liber, que significa livre. Uma educação liberal era um tipo de educação que somente os homens livres poderiam obter, aqueles com dinheiro e tempo livre para estudar.
Ciência: vem do latim scientia, que significa conhecimento. As artes liberais nos ajudam a obter conhecimento, conhecer fatos que tornam-se "corpos de conhecimento" ou "ciência" como biologia e química.
Curriculum: significa curso em latim, originalmente significa curso de estudos ou caminho dos estudos. Não é algo que se compre e sim algo que se faz.
Scholé: significa um tempo sem distrações para estudar as coisas que mais valem a pena, normalmente com com amigos e uma bela mesa, boa comida e bebida.
Escola: vem do scholé, e devemos retornar o scholé para nossas salas de aula.
Pedagogia: vem do paidos em grego, que significa criança. Na antiga Roma um pedagogo era um escravo (de uma família aristocrata) que guiava o estudando romano de forma a garantir que este obteria sucesso nos estudos.
Aluno: do latim studere, que significa zelo e anseio em conhecer a verdade, a beleza e a bondade.
Estudo: buscar zelosamente o entendimento e conhecimento.
Diligência: do latim diligo, que significa estima, ter carinho por. Ser diligente no estudo, daquilo que amamos, que casa muito bem com a frase de Agostinho "educação é uma questão de ajudar os alunos a amar aquilo que é amável."
Cultivar: vem de colo, colere, colui, que significa ter cuidado por, adornar. O professor desempenha esse papel de cultivador, cultivador de virtudes, que seria um dos principais objetivos da Educação Clássica.
Virtude: vem de virtus, significa, força, poder, habilidade, dignidade. Na educação clássica temos as "virtudes clássicas" que seriam: justiça, temperança, prudência e coragem, "virtudes teológicas" seriam fé, esperança e amor, temos ainda as "virtudes do aluno" seriam constância, diligência.
Intelecto: deriva do latim intellectus, não significa inteligente, e sim entendimento ou percepção.
Razão: vem do latim ratio, que significa calculo, respeito, consideração, procedimento, método. Representa o caminho que viemos a conhecer pela total atenção e intuição, pela contemplação da verdade, beleza e bondade.
Vício: vem do latim vitium, que significa falta, defeito. É o oposto das virtudes e devem ser superados.
Corrigir ou Direcionar: Significa colocar o aluno no caminho correto.
Disciplina: do latim disciplina, significa aprendizado, hábito, treino, ensino e assim como os discípulos de Jesus não eram apenas seus seguidores e sim seus aprendizes.
Temperança: do latim tempero, equilíbrio, nada de estudar de menos (preguiça) ou demais (ambição).
Avaliação: do latim assidere, que significa na prática ser coaching do aluno, andar ao lado.
Sabedoria: do latim sapientia, significa discernimento, saber o que é certo e errado, e o que fazer nas situações.
Filosofia: do grego philos, amigo, amante, significa o que ama a sabedoria.
Tudo isso porque entendemos que precisamos saber os termos, se não o conhecemos nos perdemos. Pensamos em forma de palavras, falamos usando palavras, precisamos conhecer muito bem esse vocabulário e aprendê-lo é como aprender a tradição.
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