sexta-feira, 5 de julho de 2019

Vários modelos de Educação Clássica

Como já escrevi anteriormente, Educação Clássica é um assunto vasto e complexo, quando olhamos o todo perdemos o senso das partes, quando focamos nas partes perdemos o senso do todo, então, sempre caminhamos do todo e voltamos para as partes para termos o sentido do todo.

Educadores Tradicionais tem pensado sobre a Educação Clássica, e existem várias formas de modelos, já que ela é multifacetada, alguns componentes são:
  • Cultural;
  • Pedagogico;
  • Curricular;
  • Religioso;
  • Histórico;
  • Teórico;

Como modelar a Educação Clássica

Podemos modelar por:
Séries, que seria do Infantil até o Ensino Médio;
Curriculum, Conteúdo, o que iremos ensinar;
Escopo e sequencia - Sequência, trajetória, um mapa do curriculum;
Método Pedagógico;
Finalidade - Qual objetivo queremos alcançar.

Conteúdo: As artes do Trivium
  • Ao focarmos no conteúdo:
  • Artes do Trivium: ensinar a artes da gramática, lógica e retórica;
  • Essas são as três vias para o cultivo da linguagem;
  • Ser um ser humano totalmente capacitado significa ser um mestre no uso da linguagem;
  • Como somos criados a imagem de Deus, usamos palavras.
  • Gramática foca na estrutura da linguagem;
  • Lógica foca na arte do raciocínio correto, como pensamos, raciocinamos e argumentamos, que nada mais é que uma forma de buscar o que é a verdade.
  • Retórica é o estudo da persuasão, da bela escrita e fala.
  • Essas artes tornam-se parte da pessoa, ajudando-a a discernir o que é verdadeiro, bom e belo.
Dorothy Sayers considerou que as artes do Trivium poderiam ser aprendidas através do desenvolvimento psicológico das crianças, isso significa que a primeira fase seria a gramática, depois a lógica e por fim a retórica, isto é, na primeira fase se ensina gramaticalmente, depois dialeticamente e por fim retoricamente, todas as disciplinas.
O Trivium também pode ser ensinado como ferramenta para o ensino, sendo que a primeira fase seria aprender a "gramática" de cada assunto, a segunda ordenar as particularidades de cada assunto que seria a lógica, e a terceira fase seria aprender a expressar e comunicar o conteúdo, essa análise me pareceu muito a análise utilizada pela Susan Bauer em seu livro, " Como educar a sua mente".
E a última forma que o Trivium pode ser utilizado seria pelos estágios de aprendizado, a primeira fase seria no Ensino Fundamental 1, onde seriam aprendidos os rudimentos de cada assunto, a segunda fase seria o Fundamental 2, onde seriam aprendidos as ordens de cada assunto e a terceira fase a expressão de cada assunto.

Sequencia: Trivium para o Quadrivium
Essa é uma outra abordagem da Educação Clássica, já que o Trivium composto pelas três artes (gramática, lógica e retórica) que são artes da linguagem, artes verbais, encaminham o aluno para o Quadrivium (geometria, astronomia, musica e aritmética) que são artes quantitativas.
Há um consenso que o Trivium guia o aluno para o Quadrivium, entretanto, olhando por esse ângulo temos alguns desafios, já que se mover pelos estágios, cada arte tem uma ênfase particular, mas as três artes estão presentes em todos os estágios.
O Quadrivium foca nos números, objetos e formas, essas artes ajudam na exploração do Cosmos. Nós usamos tanto a linguagem quanto os números para sermos seres humanos capacitados.

Escopo e Sequencia:
Josef Pieper propõe outro modelo em "Leisure the Basis of Culture":
O questionamento leva a sabedoria;
Platão e Aristóteles diziam que todo aprendizado começa pelo questionamento;
Você não tem um aluno a menos que ele seja completamente zeloso pelo que é verdadeiro, bom e belo;
Uma grande parte do que é a educação clássica está no cultivo, preservação e sustento do questionamento, curiosidade que o ser humano tem dentro de si que o levará a uma vida de adoração e sabedoria.
Curiosidade que leva a Adoração que leva a Sabedoria, de forma que o aluno torna-se servo grato de sua comunidade.

PGMAPT
Esse modelo vem do livro "The Liberal Arts Tradition" de Ravi Jain & Kevin Clark que são professores clássicos em um colégio americano. Essa abordagem é bem interessante e traz o seguintes aspectos:
Piety (Piedade) - cultivada nas crianças, e significa amar todos nossos pais e mães que criaram a tradição e a civilização em que vivemos.
Gymnastics (Ginastica) - os corpos das crianças são treinados. O que acontece com nosso corpo influencia o que acontece com nossa mente.
Music (MUSE - ical) A educação pela curiosidade, que nos inspira. Os professores tornam-se "musos" que inspiram os alunos a amar as coisas que são amáveis. Cantam músicas, desfrutam das artes, colecionam insetos, começam a amar o mundo natural antes de analisa-lo.
Arts (Sete artes liberais)
Philosophy (Filosofia) - normalmente estudada depois dos 16 anos, quando o estudo é mais apropriado.
Theology (Teologia) - é estudada depois que todas as 7 artes liberais são estudadas.

Como já disse anteriormente, esses são alguns modelos. Na minha prática tento incorporar aquilo que atende a mim e as minhas filhas mas, é maravilhoso ter opções.
Espero ter contribuído com seus estudos, esse é a minha forma de ajudar e de praticar Docendo Discimus ( ensinando se aprende).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é o Ensino Socrático e por que ele é importante na Pedagogia Clássica

Ensino Socrático é basicamente levar, conduzir o aluno a compreender o que não sabe, dando a luz a essa verdade e a partir daí, partir para ...