quarta-feira, 3 de julho de 2019

Analogia sobre Educação Clássica

Uma outra forma de analisar a Educação Clássica seria através de analogias. Algumas são conhecidas como a ado museu, catedral, monastério mas, a que eu mais gosto de identifico é a do jardim, portanto essa será a analogia que compartilharei aqui.

O jardim envolve crescimento e seres vivos que vivem ali. A ideia de um potencial crescimento a partir de uma semente me encanta, pensar que uma castanheira, ou secoia que são árvores grandes cresceram a partir do rompimento de uma simples e pequena semente, é exatamente o que acontece com a educação clássica não é mesmo?
O jardim é bonito e tranquilo, ele nos convida a contemplação, é um excelente lugar para se estar sozinho ou com os amigos, aprender tem esses momentos de solidão, e também os de ajuda, companheirismo.
Um jardim requer cuidados e cultivo, atenção e nutrição. Tirar as ervas daninhas também é parte importante do trabalho (eliminar os vícios).
A presença divina está no jardim, o jardineiro maior é Deus, é necessária a divina benevolência no jardim.

Quando pensamos nessa analogia realmente entendemos o que é a Educação Clássica Cristã, o quanto necessitamos da graça de Deus, da sua paz, para ensinar, cultivar bons hábitos, tirar os maus, alimentar a alma com bons "adubos", refrescar a alma dos alunos, é muito lindo não é mesmo?

E você, sua educação clássica cristã tem sido como um jardim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é o Ensino Socrático e por que ele é importante na Pedagogia Clássica

Ensino Socrático é basicamente levar, conduzir o aluno a compreender o que não sabe, dando a luz a essa verdade e a partir daí, partir para ...