quarta-feira, 24 de julho de 2019

Descrição sobre Educação Progressista


A educação progressista é a educação atual e pode ser definida como um movimento pedagógico que começou no final do século dezenove e já apresentou vários formatos. O termo progressista foi desenvolvido para distinguir essa educação da educação tradicional da Europa e América que era enraizada na Educação Clássica. A educação progressista diferente da Clássica é fundamentada na experiência presente, atual.

A maneira mais fácil de compreender o que é a Educação Progressista é respondendo as seguintes perguntas: quem, o que, onde, e por que?

Quem é o aluno na educação Progressista?

E educação progressista vê a criança como o centro, isto é, seus desejos devem ser atendidos, independente do nível de maturidade delas, então não há uma boa direção do que se ensinar e nem quando ou como.

As tarefas devem ser apresentadas de forma divertida para que o aluno preste atenção, afinal é muito difícil competir com os desenhos, filmes e jogos que super estimulam as crianças.

Muitas atividades são ofertadas trazendo muita ansiedade as crianças, já que muitas matérias e capítulos devem ser vistos de forma superficial para cumprimento do planejamento, não importando se a criança realmente aprendeu ou não o conteúdo, o que traz muita ansiedade.

O que é ensinado na Educação Progressista?

O curriculum é utilitário, não há a preocupação de formar uma pessoa, isto é cultivar a alma, e sim tornar o aluno em um funcionário, empregado para cumprir alguma vaga de emprego.

Há muitas recompensas e punições como grade de notas (boas ou ruins), recompensas, festas. Em muitas escolas há a separação por rendimento, os “melhores” alunos ficam juntos na mesma sala, enquanto que os demais, se dividem nas demais salas onde o desempenho dos alunos não é tão bom, isto é, as crianças são classificadas por suas notas.

O foco está no emprego, e no dinheiro que se ganhará em tal profissão, a motivação principal é financeira.

A ideia do curriculum sempre é buscar o que há de “novo” no mercado, a “inovação” é sempre superestimada nesse tipo de educação, mesmo que não haja comprovação se funciona ou não.

Onde é ensinada a Educação Progressista?

Nas escolas ao redor do mundo em sua grande maioria, a cultura Pop está integrada nesse tipo de educação. Os professores se apresentam como descolados para ganharem um pouco da atenção dos alunos que estão completamente absortos em seus celulares, e aliás os celulares são usados amplamente no cotidiano das aulas.

A religião foi totalmente deixada de lado, muitas vezes não podendo ser citadas em trabalhos afinal o Estado é laico, isso apenas não acontece em algumas escolas confessionais mas, infelizmente até mesmo nas ditas confessionais a fé é trabalhada apenas em uma aula sobre religião e não no cotidiano de estudo.

Devido ao uso de “metodologias” modernas não há como mensurar se essas técnicas são boas ou não, já que a cada 10-15 há uma alteração nos modelos dos Curriculum e pedagogias. Um exemplo real aqui do Brasil seria o uso dos tablets em sala de aula, abandonando por completo o uso do lápis impedindo que as crianças pratiquem caligrafia, ou até mesmo o abandono total do treino de caligrafia, o que trouxe como resultado várias gerações que possuem letra incompreensível.

Por que é ensinada a Educação Progresssista?

O objetivo é um treinamento vocacional, onde os pais e os alunos buscam apenas entrarem em uma faculdade, obter um diploma, conseguir um emprego e subir rapidamente a ladeira do sucesso.

Esse sucesso profissional forma pessoas que possuem apenas um diploma, são pessoas totalmente desprovidas de cultura, não sabem raciocinar, normalmente tem pensamento de manada, o que os torna em alvos fáceis para massa de manobra. Tornam-se especialistas e não tem uma visão geral do que é a vida e não veem os assuntos como uma rede, interligando-os.

Infelizmente eu fui uma vítima dessa educação e luto todos os dias para sair dessa condição para guiar minhas amadas filhas ao caminho da liberdade da educação clássica cristã.

Descrição O que é Educação Clássica


Educação Clássica é um assunto tão novo, que como o Dr. Perrin diz: Tentar entender o que é Educação Clássica é como montar um quebra-cabeças sem ter a tampa da caixa, como se tornou muito distante da educação atual, esse é um assunto que pode se tornar extremamente confuso.

A forma mais fácil de se compreender do que se trata seria abordar, quem, o que, onde para que e por que?

Mas, primeiro precisamos definir e para isso usaremos a definição etimológica: Educação Clássica Cristã é uma abordagem tradicional de uma educação enraizada na civilização e cultura ocidental, desenvolvida pela igreja, fundamentada na piedade e governada pela teologia, empregando o currículo histórico e a pedagogia das sete artes liberais com o objetivo de cultivar homens e mulheres caracterizados pela sabedoria, virtude e eloquência.

Quem é o aluno na Educação Clássica?

O aluno é o ser humano criado a imagem e semelhança de Deus e por isso, capaz de conhecer a verdade, a bondade e a beleza. Como ser dotado de capacidades inerentes ao homem como o uso da linguagem e do cálculo o homem é uma alma que habita em um corpo, há o objetivo de cultivar e nutrir a alma humana, as virtudes morais e intelectuais, sabedoria, eloquência e afeições, educando o aluno como um todo e sua mente, e corpo, através do conhecimento poético e racional, oferecendo tempo para conversação e reflexão (Scholé).



O que ensinaremos? 

Como o objetivo da educação é formar o aluno em sua plenitude (capacidade e maturidade) em suas habilidades humanas (pensar, criar, medir, cantar) o meio utilizado ou curriculum são as sete artes liberais ou o Trivium (gramática, lógica e retórica) e Quadrivium (geometria, astronomia, música e aritmética) justamente porque essas artes ensinam o aluno a ser livre, a aprender a aprender.

Onde ensinaremos?

Ensinaremos na comunidade como um todo. Paideia era um termo usado onde a educação era trabalhada em 360 graus, por todos e em todo o tempo como citado em Deuterônomio 6. Na comunidade as almas são cultivadas, adquirimos virtudes e sabedoria, porque uma comunidade amorosa é o solo onde o curriculum enraíza e dá frutos. Através da influência das tradições, que vão muito além do mundo material, somos influenciados. Na comunidade há a oportunidade de servir e ser servido, de trocar experiências, de ter os mesmos objetivos, de melhorar como um todo.

Porque ensinaremos?

Nunca podemos perder de vista que o objetivo final da Educação Clássica é oferecer uma forma do aluno ter uma boa vida aqui na terra mas, o preparando para a vida eterna.

Cultivar as almas dos seres humanos de forma que estes sejam completos, amadurecidos, virtuosos aqui, para que tenham como objetivo servir, para que busquem a sabedoria, e a eloquência.

A educação clássica termina com um ser humano cheio de gratidão e pronto para servir.

Basicamente entendemos que temos um longo caminho na história onde a Educação Clássica funcionou, grandes mentes do passado foram educados classicamente, ela liberta o homem, e capacita de uma forma que nenhuma outra educação foi capaz na era moderna. Os grandes livros, os grandes personagens, as línguas antigas (latim, grego e hebraico), o exaustivo estudo da linguagem, do bom raciocínio, da expressão verbal preparavam o aluno para ser uma pessoa ativa na sociedade e não passiva.

Entendemos que a educação clássica é algo muito profundo e extenso, estamos iniciando a renovação aqui no Brasil para esse estilo de educação que era a disponível até os anos 50, antes da reforma progressista, cremos com ardor no coração que um exército de desbravadores iremos conseguir algo que Deus deu ao homem e que como seus filhos temos o direito de ter.

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Vários modelos de Educação Clássica

Como já escrevi anteriormente, Educação Clássica é um assunto vasto e complexo, quando olhamos o todo perdemos o senso das partes, quando focamos nas partes perdemos o senso do todo, então, sempre caminhamos do todo e voltamos para as partes para termos o sentido do todo.

Educadores Tradicionais tem pensado sobre a Educação Clássica, e existem várias formas de modelos, já que ela é multifacetada, alguns componentes são:
  • Cultural;
  • Pedagogico;
  • Curricular;
  • Religioso;
  • Histórico;
  • Teórico;

Como modelar a Educação Clássica

Podemos modelar por:
Séries, que seria do Infantil até o Ensino Médio;
Curriculum, Conteúdo, o que iremos ensinar;
Escopo e sequencia - Sequência, trajetória, um mapa do curriculum;
Método Pedagógico;
Finalidade - Qual objetivo queremos alcançar.

Conteúdo: As artes do Trivium
  • Ao focarmos no conteúdo:
  • Artes do Trivium: ensinar a artes da gramática, lógica e retórica;
  • Essas são as três vias para o cultivo da linguagem;
  • Ser um ser humano totalmente capacitado significa ser um mestre no uso da linguagem;
  • Como somos criados a imagem de Deus, usamos palavras.
  • Gramática foca na estrutura da linguagem;
  • Lógica foca na arte do raciocínio correto, como pensamos, raciocinamos e argumentamos, que nada mais é que uma forma de buscar o que é a verdade.
  • Retórica é o estudo da persuasão, da bela escrita e fala.
  • Essas artes tornam-se parte da pessoa, ajudando-a a discernir o que é verdadeiro, bom e belo.
Dorothy Sayers considerou que as artes do Trivium poderiam ser aprendidas através do desenvolvimento psicológico das crianças, isso significa que a primeira fase seria a gramática, depois a lógica e por fim a retórica, isto é, na primeira fase se ensina gramaticalmente, depois dialeticamente e por fim retoricamente, todas as disciplinas.
O Trivium também pode ser ensinado como ferramenta para o ensino, sendo que a primeira fase seria aprender a "gramática" de cada assunto, a segunda ordenar as particularidades de cada assunto que seria a lógica, e a terceira fase seria aprender a expressar e comunicar o conteúdo, essa análise me pareceu muito a análise utilizada pela Susan Bauer em seu livro, " Como educar a sua mente".
E a última forma que o Trivium pode ser utilizado seria pelos estágios de aprendizado, a primeira fase seria no Ensino Fundamental 1, onde seriam aprendidos os rudimentos de cada assunto, a segunda fase seria o Fundamental 2, onde seriam aprendidos as ordens de cada assunto e a terceira fase a expressão de cada assunto.

Sequencia: Trivium para o Quadrivium
Essa é uma outra abordagem da Educação Clássica, já que o Trivium composto pelas três artes (gramática, lógica e retórica) que são artes da linguagem, artes verbais, encaminham o aluno para o Quadrivium (geometria, astronomia, musica e aritmética) que são artes quantitativas.
Há um consenso que o Trivium guia o aluno para o Quadrivium, entretanto, olhando por esse ângulo temos alguns desafios, já que se mover pelos estágios, cada arte tem uma ênfase particular, mas as três artes estão presentes em todos os estágios.
O Quadrivium foca nos números, objetos e formas, essas artes ajudam na exploração do Cosmos. Nós usamos tanto a linguagem quanto os números para sermos seres humanos capacitados.

Escopo e Sequencia:
Josef Pieper propõe outro modelo em "Leisure the Basis of Culture":
O questionamento leva a sabedoria;
Platão e Aristóteles diziam que todo aprendizado começa pelo questionamento;
Você não tem um aluno a menos que ele seja completamente zeloso pelo que é verdadeiro, bom e belo;
Uma grande parte do que é a educação clássica está no cultivo, preservação e sustento do questionamento, curiosidade que o ser humano tem dentro de si que o levará a uma vida de adoração e sabedoria.
Curiosidade que leva a Adoração que leva a Sabedoria, de forma que o aluno torna-se servo grato de sua comunidade.

PGMAPT
Esse modelo vem do livro "The Liberal Arts Tradition" de Ravi Jain & Kevin Clark que são professores clássicos em um colégio americano. Essa abordagem é bem interessante e traz o seguintes aspectos:
Piety (Piedade) - cultivada nas crianças, e significa amar todos nossos pais e mães que criaram a tradição e a civilização em que vivemos.
Gymnastics (Ginastica) - os corpos das crianças são treinados. O que acontece com nosso corpo influencia o que acontece com nossa mente.
Music (MUSE - ical) A educação pela curiosidade, que nos inspira. Os professores tornam-se "musos" que inspiram os alunos a amar as coisas que são amáveis. Cantam músicas, desfrutam das artes, colecionam insetos, começam a amar o mundo natural antes de analisa-lo.
Arts (Sete artes liberais)
Philosophy (Filosofia) - normalmente estudada depois dos 16 anos, quando o estudo é mais apropriado.
Theology (Teologia) - é estudada depois que todas as 7 artes liberais são estudadas.

Como já disse anteriormente, esses são alguns modelos. Na minha prática tento incorporar aquilo que atende a mim e as minhas filhas mas, é maravilhoso ter opções.
Espero ter contribuído com seus estudos, esse é a minha forma de ajudar e de praticar Docendo Discimus ( ensinando se aprende).

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Analogia sobre Educação Clássica

Uma outra forma de analisar a Educação Clássica seria através de analogias. Algumas são conhecidas como a ado museu, catedral, monastério mas, a que eu mais gosto de identifico é a do jardim, portanto essa será a analogia que compartilharei aqui.

O jardim envolve crescimento e seres vivos que vivem ali. A ideia de um potencial crescimento a partir de uma semente me encanta, pensar que uma castanheira, ou secoia que são árvores grandes cresceram a partir do rompimento de uma simples e pequena semente, é exatamente o que acontece com a educação clássica não é mesmo?
O jardim é bonito e tranquilo, ele nos convida a contemplação, é um excelente lugar para se estar sozinho ou com os amigos, aprender tem esses momentos de solidão, e também os de ajuda, companheirismo.
Um jardim requer cuidados e cultivo, atenção e nutrição. Tirar as ervas daninhas também é parte importante do trabalho (eliminar os vícios).
A presença divina está no jardim, o jardineiro maior é Deus, é necessária a divina benevolência no jardim.

Quando pensamos nessa analogia realmente entendemos o que é a Educação Clássica Cristã, o quanto necessitamos da graça de Deus, da sua paz, para ensinar, cultivar bons hábitos, tirar os maus, alimentar a alma com bons "adubos", refrescar a alma dos alunos, é muito lindo não é mesmo?

E você, sua educação clássica cristã tem sido como um jardim?

terça-feira, 2 de julho de 2019

Resgatando o Vocabulário da Educação Clássica

Saber, conhecer o vocabulário da Educação Clássica Cristã é extremamente importante para não se confundir e não confundir os outros.
Vemos uma completa confusão quando se fala de qualquer assunto hoje, textos mal escritos, ambíguos, portanto precisamos saber o vocabulário da educação e da educação clássica para sermos pensadores, comunicadores e advogados da educação clássica.

Glossário

Clássico - clássico se refere a algo que tem excelência duradoura comparada a algo novo.

Tradição - algo de valor e venerável que foi preservado e entregue a nós.

Paideia - termo grego que significava a educação da criança dos 7 aos 20 anos. Envolvia a família, e todo o estado para a formação do homem maduro para serviço tanto da Assembleia Grega quanto no exército.

Educação - sinônimo de Paideia, vindo do latim educere, desenvolvimento ou cultivo da humanidade.

Humanidades - O que nos torna humanos. Tradicionalmente todas as artes liberais (todas as sete) ajudam a cultivar a humanidade, suas capacidades (tanto a linguagem, pensamento, matemática e cálculo) que são próprias do ser humano, somente os seres humanos são capazes de aprender essas capacidades.

Artes Liberais - deriva do latim liber, que significa livre. Uma educação liberal era um tipo de educação que somente os homens livres poderiam obter, aqueles com dinheiro e tempo livre para estudar.

Ciência: vem do latim scientia, que significa conhecimento. As artes liberais nos ajudam a obter conhecimento, conhecer fatos que tornam-se "corpos de conhecimento" ou "ciência" como biologia e química.

Curriculum: significa curso em latim, originalmente significa curso de estudos ou caminho dos estudos. Não é algo que se compre e sim algo que se faz.

Scholé: significa um tempo sem distrações para estudar as coisas que mais valem a pena, normalmente com com amigos e uma bela mesa, boa comida e bebida.

Escola: vem do scholé, e devemos retornar o scholé para nossas salas de aula.

Pedagogia: vem do paidos em grego, que significa criança. Na antiga Roma um pedagogo era um escravo (de uma família aristocrata) que guiava o estudando romano de forma a garantir que este obteria sucesso nos estudos.

Aluno: do latim studere, que significa zelo e anseio em conhecer a verdade, a beleza e a bondade.

Estudo: buscar zelosamente o entendimento e conhecimento.

Diligência: do latim diligo, que significa estima, ter carinho por. Ser diligente no estudo, daquilo que amamos, que casa muito bem com a frase de Agostinho "educação é uma questão de ajudar os alunos a amar aquilo que é amável."

Cultivar: vem de colo, colere, colui, que significa ter cuidado por, adornar. O professor desempenha esse papel de cultivador, cultivador de virtudes, que seria um dos principais objetivos da Educação Clássica.

Virtude: vem de virtus, significa, força, poder, habilidade, dignidade.  Na educação clássica temos as "virtudes clássicas" que seriam: justiça, temperança, prudência e coragem, "virtudes teológicas" seriam fé, esperança e amor, temos ainda as "virtudes do aluno" seriam constância, diligência.

Intelecto: deriva do latim intellectus, não significa inteligente, e sim entendimento ou percepção.

Razão: vem do latim ratio, que significa calculo, respeito, consideração, procedimento, método. Representa o caminho que viemos a conhecer pela total atenção e intuição, pela contemplação da verdade, beleza e bondade.

Vício: vem do latim vitium, que significa falta, defeito. É o oposto das virtudes e devem ser superados.

Corrigir ou Direcionar: Significa colocar o aluno no caminho correto.

Disciplina: do latim disciplina, significa aprendizado, hábito, treino, ensino e assim como os discípulos de Jesus não eram apenas seus seguidores e sim seus aprendizes.

Temperança: do latim tempero, equilíbrio, nada de estudar de menos (preguiça) ou demais (ambição).

Avaliação: do latim assidere, que significa na prática ser coaching do aluno, andar ao lado.

Sabedoria: do latim sapientia, significa discernimento, saber o que é certo e errado, e o que fazer nas situações.

Filosofia: do grego philos, amigo, amante, significa o que ama a sabedoria.

Tudo isso porque entendemos que precisamos saber os termos, se não o conhecemos nos perdemos. Pensamos em forma de palavras, falamos usando palavras, precisamos conhecer muito bem esse vocabulário e aprendê-lo é como aprender a tradição.

segunda-feira, 1 de julho de 2019

Definição de Educação Clássica

Existem várias formas de definição para Educação Clássica, hoje faremos a definição etimológica.
Educação Clássica Cristã (dicionário) é:
Educação Clássica Cristã é uma abordagem tradicional de educação enraizada na civilização cultura ocidental, desenvolvida pela igreja, fundamentada na piedade e governada pela teologia, empregando o curriculum histórico e a pedagogia das sete artes liberais com o objetivo de cultivar o homem e mulher caracterizado pela sabedoria, virtude e eloquência.

Vamos entender os itens grifados na definição.
Tradicional: remete ao que é clássico, antigo. A educação progressista moderna substituiu a educação clássica pela atual, mas, ao longo da história é possível perceber que o que chamamos de educação clássica na verdade era educação.

Curriculum: o estudo das sete artes liberais, do Trivium (gramática, lógica e retórica) e Quadrivium (aritmética, geometria, música e astronomia).

Pedagogia: estudo das sete artes liberais empregando métodos utilizados ao longo do tempo pelos educadores clássicos do passado (cantar, decorar, discussões Socráticas, debates).

Psicologia: o cultivo da virtude através do nutrir a alma na verdade, bondade e beleza.

Na verdade como a Educação Clássica é algo muito recente para nós, essa é apenas uma das diversas definições que ela pode ter...
Vejo mesmo como uma caixa de quebra-cabeças, só que sem a caixa de cima para nos guiar. Tudo é muito novo e nós não fomos ensinados na Educação Clássica portanto, senta aí, porque a história é longa e não será só neste post que será possível definir mas, esse é um começo.
Como eu sempre digo, dá uma raiva desgraçada, de tudo o que perdi mas, chorar e ficar com raiva não resolve o problema de ninguém.
Então vamos começar pelo começo e caminhar nessa estrada...

Sempre se lembre: Educação Clássica Cristã é profunda e larga e toma tempo compreende-la!




O que é o Ensino Socrático e por que ele é importante na Pedagogia Clássica

Ensino Socrático é basicamente levar, conduzir o aluno a compreender o que não sabe, dando a luz a essa verdade e a partir daí, partir para ...