Consciência fonêmica e conhecimento do alfabeto são blocos de construção fundamentais na base do letramento.
O componente Reading First da Lei norte-americana No child left Behind define a consciência fonêmica (junto com a fônica, o vocabulário, a compreensão e a fluência) como um dos cinco componentes essenciais de um programa de alfabetização abrangente.
O conhecimento do alfabeto não é menos importante. Apesar de a conexão casual entre saber o nome das letras e o sucesso no aprendizado da escrita não estar completamente clara, leitores iniciantes bem-sucedidos são marcados pelo conhecimento dos símbolos que compõem a linguagem escrita e que formam uma base importante para a aprendizagem fônica.
O ensino da consciência fonêmica precisa ser combinado com muitas outras oportunidades de interagir com uma rica variedade de atividades de linguagem oral e escrita, para incentivar o letramento emergente. É melhor aprender os nomes das letras e os seus sons em atividades integradas, com letras apresentadas como parte de palavras significativas no contexto de atividades autênticas de leitura e escrita. Mas, com uma trajetória sólida tanto no que diz respeito à consciência fonêmica quanto ao conhecimento do alfabeto, as crianças ganham uma vantagem relevante para o sucesso posterior na leitura e escrita.
P.S - o livro nesse capítulo vem recheado de atividade para trabalhar os fonemas quanto o alfabeto. Foi ótimo, pq penso em usar algumas adaptadas para o grego e o hebraico, assim, elas já podem saber os sons e o alfabeto dessas duas línguas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O que é o Ensino Socrático e por que ele é importante na Pedagogia Clássica
Ensino Socrático é basicamente levar, conduzir o aluno a compreender o que não sabe, dando a luz a essa verdade e a partir daí, partir para ...

-
No começo de 2017, nós decidimos praticar o homeschooling mas, queríamos manter a parte burocrática do negócio, e por um acaso, esbarramos e...
-
Como já escrevi anteriormente, Educação Clássica é um assunto vasto e complexo, quando olhamos o todo perdemos o senso das partes, quando fo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário