sábado, 2 de junho de 2018

Homeschooling e o minimalismo

Bom dia!
Antes de ser mãe homeschooling, eu já era minimalista.
Mas que raio é esse negócio de minimalismo?
Eu sou minimalista há 2 anos e meio, e posso dizer, minimalismo é viver com menos.
Menos oque?
Menos de tudo! Pq é uma tarefa muito difícil manejar um milhão de coisas ao mesmo tempo.
Mas, quando há foco, tudo anda e a vida fica muito mais fácil de ser vivida.
Quando eu comecei esse processo, em 2016, eu tirei 15 sacos de 100 litros de coisas que não usava. Nós aqui em casa começamos a nos alimentar melhor e a partir daí foi um salto para chegar a questão do homeschooling, pq no minimalismo vc foca naquilo que é importante.
Mas, como minimalista, eu deixei as coisas ficarem muito soltas, e nós muitas vezes precisamos fazer o caminho de volta, rever e repensar, voltar as boas práticas.
É o que estou fazendo nesse mês de junho. Nós vamos fechar o primeiro ciclo de um ano, e é o momento de parar e rever muitas coisas e acho interessante aqui compartilhar algo que pode acrescentar na vida de algúem que passe por aqui.

Primeiro: Vc e seus filhos são únicos.
Seu homeschooling não será como o de ninguém, pq cada um tem uma crença, uma forma de ver a vida.

Segundo: Não se compare com as fotos das redes sociais.
Um dia desses fiz uma viagem e tinha uma pessoa famosa no avião e por curiosidade eu fui dar uma espiada na mídia social daquela pessoa, não havia uma foto séria, ou a pessoa chorando, então, redes sociais são falácias, são parte da vida de alguém, ninguém posta foto do dia de cabelo ruim, ou do dia que seu filho simplesmente não quer estudar nada e quer dar lugar só a preguiça, por isso, pare de se comparar! Rede social é uma parte da vida daquela pessoa.

Terceiro: Não se afunde em compras e não se sinta mal se não tem dinheiro para comprar todos os livros da moda sobre homeschooling.
Eu tenho uma meta de compras de livros por mês aqui em casa e posso falar não tenho mais espaço (isso pq minha sala de estudos é bem grande), então isso já é um indicativo que por enquanto devo dar uma parada nas compras, desovar os livros que não nos interessam mais e ler aquilo que precisamos ler. E na minha opinião é praticamente impossível ler tudo! Se nós como pais nos propormos a ler o que é bom, aquilo que tem qualidade, e que trará algo de bom para nós, e para nossos filhos, devemos ler sim! E leitura de qualidade demanda tempo! Um exemplo disso, é que estou fazendo um curso com o professor Escorsim, e consegui ler a Odisséia, coisa que achava impossível e agora estou lendo o Ulysses da mesma oficina, nisso já se passaram quase 6 meses, então leitura de qualidade toma tempo, se acalme e toque o barco pra frente.

Quarto: Tenha metas realistas
Não adianta vc querer dar um milhão de matérias, se cobrar e não consguir fazer a metade do que queria. Foque no core, naquele basicão e faça com excelência, com vontade e afinco. Eu mesma acho legal quem consegue fazer coisas com arte, explicar história e mumificar um peixe na lição sobre o Egito Antigo mas, esse não é meu perfil, eu
sou extremamente prática e não me cobro mais querendo fazer aquilo que não tenho talento ou paciência pra fazer.

Quinto: Consciência que sua escolha se trata de um investimento de juros compostos
Fique tranquila, vc não é perfeita, nem suas crianças mas, seu investimento gerará resultados maiores do que vc espera, não se cobre tanto e viva essa liberdade que só o homeschooling trás.

Por hoje é só, espero ter te ajudado!

Excelentes estudos!

2 comentários:

  1. Muito bom Cris. Obrigada por compartilhar conosco suas experiências, pra quem esta no comecinho do homeschooling como eu, e um grande incentivo seus textos.

    ResponderExcluir
  2. Oh Grace querida! Fico tão feliz em ler suas palavras! De coração! Vc é uma grande incentivadora que tenho! Precisamos nos encontrar e colocar nossos queridos filhos pra brincar! bj no coração!

    ResponderExcluir

O que é o Ensino Socrático e por que ele é importante na Pedagogia Clássica

Ensino Socrático é basicamente levar, conduzir o aluno a compreender o que não sabe, dando a luz a essa verdade e a partir daí, partir para ...