terça-feira, 31 de outubro de 2017

Charlotte Mason - Educação

Algo para amar
Pode ser os pais, irmãos, amigos, um gatinho, cachorro, coelho, ou hamster, e em alguns casos, vaca, ovelha, galinha ( pra quem mora no campo) mas, todos precisam de alguém ou de algo para amar. Há oportunidades para amar através do servir aos outros.

Algo para fazer
Fazer algo de valioso, isso não significa ficar em frente a TV. As crianças não gostam de ficar entediadas... Gostam de fazer parte dos afazeres da casa!
Exemplos de coisas valiosas a se fazer:
Costurar roupinhas de bonecas, ou uma manta;
Jardinagem;
Descascar os vegetais para a sopa;
Aprender 10 novas palavras de uma canção em francês;
Ouvir a irmã mais nova a ler em voz alta, ou ensinar a irmã a pular corda;
Escrever uma peça para interpretar em família;
Montar uma "rádio" em casa;
Fazer fantoches e depois um teatro de fantoches;


Algo para pensar

Pensar é quase impossível se não temos nada para pensar. É muito bom pensar em ideias, pensamentos, brincadeiras... perceber a beleza nas musicas e pinturas... observar a paisagem, os sons, os pássaros e flores. O horizonte das crianças deve ser maior que os livros. As crianças que não são ensinadas a pensar crescem com duas ideias: trabalhar e se divertir quando não estiver trabalhando. Todos precisam de uma certa dose de divertimento mas, divertimento não é um substituto adequado para " algo para pensar".
Quando o método da CM, a criança é nutrida com cultura substancial, e esse interesse ao longo do tempo tende a crescer.




Charlotte Mason - O que é educação?

Educação na visão da Charlotte nada mais era do que viver a vida que Deus nos deu da forma que ele pretendia que vivêssemos.
Sucesso na educação, não significa uma mensalidade cara, materiais caros, na verdade está bem longe disso. Educação por si só (conteúdo) na verdade somente transforma a pessoa em uma pessoa vazia, sem propósito.
Esse tal sucesso citado acima nada mais é que ter o melhor em seu coração, mente e alma. Devemos escolher o bom e refutar tudo que é mal.
Nós como pessoas não somos medidas na verdade, por testes de múltipla escolha e sim pelo que conhecemos, admiramos e amamos. Somos educados por nossas amizades e relacionamentos. Basta pensar por um instante como as ações de quem admiramos influenciam nosso comportamento. Pense em um menino que tem interesse em algum hobby, como ele devota tempo aquele hobby, independente de qualquer dificuldade que apareça. Portanto o amor ao trabalho, como o amor as pessoas, oque nenhuma escola, sistema pode ensinar!
Independente de curriculum que você use, sempre permita que as crianças tenham cada dia:
  • Algo ou alguém para amar;
  • Algo para fazer;
  • algo para pensar a respeito;


sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Charlotte Mason - Para ser um tutor, educador, preciso de um diploma?

No método CM aprendemos que não precisamos de um certificado para sermos professores. Se o tutor seguir o método, a criança começa a se tornar autodidata.
Verifico isso já aqui em minha casa. Minhas filhas já sabem muitas coisas, só de olhar! Por exemplo, um livro de exercícios, eu não preciso ficar explicando o ponto, elas leem e já começam a fazer. Muitas vezes eu digo faça essas duas páginas, e quando eu olho, elas fizeram 4, 5 páginas, sem eu pedir... E de forma correta! Muitas vezes a irmã mais velha ajuda a irmã mais nova, dando exemplos, é muito interessante ver essa dinâmica entre as duas e toda essa autonomia.


quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Charlotte Mason - tardes livres

No método CM, a aula durava no máximo até a 1:00 hora da tarde, depois as crianças tinham tempo livre para brincar, correr, escalar, gritar... Basicamente atividades ao ar livre! Isso realmente é mesmo necessário para as crianças que se encontram muitas vezes aprisionadas, estressadas (eu mesma percebo aqui em casa que preciso sair um pouco com as meninas na praça perto de casa, se não em pouco tempo estão brigando, afinal que aguenta viver o tempo todo confinado?).
O Homeschooling traz essa liberdade, além das atividades ao ar livre são possíveis ainda, atividades como cozinhar, artes manuais, prática de instrumentos musicais, visitas a vizinhos, parentes, observação da natureza.
Eu acredito que pra quem mora no campo tudo isso é muito mais fácil, já recebi mensagens de mães que moram em lugares bem de interior em nosso país que desfrutam da natureza... Com certeza isso deve ajudar muito no desenvolvimento dos alunos... Quem mora em cidade tem que ter um pouco mais de criatividade mas, ainda é possível!


Charlotte Mason - Narrativa

Creio essa ser uma das ferramentas mais poderosas do método da CM. Estimula a criança a treinar vocabulário dos livros vivos, e descrever o que leu, passo anterior a escrita, já que todo bom escritor é bom em narrativas (esse processo de trazer do abstrato para o concreto).
Eu uso constantemente essa ferramenta com minhas filhas e já percebo o quanto esse treino tem mesmo sido benéfico para o vocabulário, nexo causal daquilo que elas leem.
Para a pequena, eu peço que ela faça a narrativa da história que está lendo no momento e eu escrevo em seu caderno de caligrafia, já a mais velha escreve a narrativa no caderno.


Charlotte Mason e os livros vivos

CM indica seriamente o uso de livros vivos. Mas, oque seriam livros vivos? São vivos no senso em que foram escritos por um único autor que compartilha sua visão, experiência, daquele tema conosco, de forma que sentimos o entusiasmo do autor.
Os livros-textos usualmente são escritos por um comitê, que tendem a apenas pincelar uma miscelânea de assuntos.
Um bom exemplo de livro-vivo e da utilização dele seria, por exemplo durante uma viagem a praia, aproveitar em comprar para a criança ler, um livro sobre tubarões...
Simples assim, isso seria um livro vivo, e quem sabe durante esse momento de férias, toda a família aprender sobre tubarões.


Quem é Charlotte Mason

Charlotte Maria Shaw Mason (1 de janeiro de 1842-16 de janeiro de 1923) foi uma educadora britânica na Inglaterra na virada do século XX. Seus métodos revolucionários conduziram a uma mudança da instrução utilitária à instrução de uma criança em cima das idéias vivas. Esse método  foi inspirado em pesquisas neurológicas  de John Amos Comenius, Matthew Arnold e John Ruskin.
Após o lançamento de um livro de Susan Schaeffer Macaulay, Para o bem das crianças em 1984, Charlotte Mason ' s Six volume série educacional foi republicado por Karen Andreola, autor de um companheiro de Charlotte Mason. Isso levou a um ressurgimento dos métodos educacionais de Charlotte Mason para uma nova geração de professores e alunos.
As escolas de Charlotte Mason podem agora ser encontradas em todos os Estados Unidos em casas, em escolas charter e escolas privadas independentes. Métodos de Mason são amplamente utilizados dentro da Comunidade Homeschool. Conferências regionais e nacionais, retiros e grupos de estudo surgiram em todo o país e aumentaram a popularidade dos métodos de Mason.

Noé, Homeschooling e Charlotte Mason

Hoje a tarde, estava bem cansada, não dormi bem a noite, acordei as 3:30 da manhã, preocupada com um projeto que tenho em andamento relacionado ao homeschooling, então desci até a sala, deitei no sofá e orei, orei pedindo sabedoria e conhecimento.
Acabei adormecendo mas, agora a tarde, bateu um cansaço e decidi assistir o filme The Arc, disponível na TV.
Não tenho mais o hábito de assistir televisão, para nada, acho uma perda de tempo, com a quantidade de pesquisa e estudo que o ensino clássico requer, então não vejo muito benefício em assistir tv mas, tomei uma xícara de café e assisti o filme.
Naquele momento, consegui ver a coragem e obediência de Noé, trabalhou arduamente na Arca, quando ninguém acreditava, mas, não podia desobedecer a voz de Deus que lhe deu uma ordem. Muitas vezes no Homeschooling eu me sinto assim, muitas vezes recebo olhares de condenação, de crítica, de zombaria mas, decidi ouvir a voz do meu Deus, e sei que como capacitou Noé, há de me capacitar também, já que a cada dia percebo como eu não fui educada, como todos aqueles anos na escola não passaram de perda de tempo.
Então dando continuidade ao blog, iniciaremos uma série sobre Charlotte Mason e eu método! Eu não sou uma seguidora fiel da Charlotte e nem de ninguém, acabo aproveitando tudo de bom que encontro nos livros dos escritores de educação clássica e acredito poder compartilhar de excelentes ideias e processos que ela utilizava em sua escola: House of Education em Ambleside na Inglaterra.
E como sempre meu desejo é ajudar aos pais que como eu só desejam o melhor para seus filhos!
um abraço!

Cristiane



quarta-feira, 25 de outubro de 2017

The Core: Horários e Recursos para Educação Clássica

Ideias para pais solteiros
Mesmo sendo pai solteiro é possível fornecer  educação clássica aos filhos. Certamente exigirá mais esforço mas, é possível. Conte com a ajuda de uma amiga, de seus pais e siga em frente.
Conheci uma mãe que era viúva, e precisava trabalhar. Ela contava com a ajuda de uma amiga pela manhã, momento em que as crianças se dedicavam ao estudo de piano, leitura individual, tarefas em casa e atividades no computador e a partir do meio-dia a mãe assumia, pq a mãe trabalhava a noite toda e descansava das 7 da manhã até o meio-dia.. Certamente essa mãe sentia cansaço mas, a evolução dos filhos e o tempo com eles era a recompensa dela, por isso persistia.

Ideias para pais que trabalham
Nesse caso os pais podem alternar os horários de trabalho para alternarem também o ensino em casa. Ou você pode coordenar seus esforços com outra família comprometida com a educação clássica ou incluir um pai ou mãe solteiro nesse planejamento. Não precisamos ensinar todos os dias como homeschoolers ou não ensinar nada como os alunos que são matriculados em escolas, há um meio termo. E se um dia da semana a avó ensine em casa, ou dois dias da semana as crianças tenham uma "babá" tutor? Nenhuma dessas ideias é perfeita mas são ideias que podem funcionar.
Se você conhecer mais famílias homeschoolers, vocês podem contratar tutores e montar uma sala de educação clássica e rachar os custos. Existem formas basta querer...

Modelo Clássico Noturno
Se para você só há a opção de deixar seu filho na escola, não desista do modelo clássico. Para não sufocar a criança, já que ela ainda precisa fazer a tarefa escolar, quando houver tempo, faça mapas, a linha do tempo ou ainda leia em voz alta para seu filho mas, não o sobrecarregue com muitas atividades a noite pois ele pode ficar muito cansado.


P.S - eu segui com o HS part time, durante 6 meses! Durante 6 meses, quando dava tempo, eu lia as Crônicas de Nárnia e também fazia devocional com as meninas... Naquele tempinho eu percebi como tudo isso era muito bom e como a escola tomava muito tempo com tarefas... Nesse tempo recebi a confirmação de Deus que era possível! Mas, eu precisava passar por esse tempo para me organizar e deixar tudo esquematizado em minha mente de como seria a minha vida a partir daquele momento.
A minha experiência de quase 3 meses foi que ficar com as minhas filhas não é desgastante, pelo contrário é muito prazeroso! Eu era o tipo de mãe que ficava desesperada na época das férias, porque não sabia o que fazer com elas... Eu mesma cantava uma musiquinha quando começavam as aulas... Vou colocar o vídeo abaixo para vcs terem ideia! Agora meus dias são cheios de estudos (eu já perdi a conta da quantidade de livros que li esse ano, que tive que me auto-educar por conta das meninas).
O homeschooling deu um norte para minha vida, e agora vivo a minha vocação... Eu ouvi boa parte de minha vida que eu nasci para ser professora, que tinha essa dom, agora eu volto esse dom dado por Deus para a minha família, para benefício das minhas filhas, e nesse meio tempo, estamos construindo memórias maravilhosas e um laço familiar muito forte.
Eu sou uma idealista nata, talvez esse seja um dos meus defeitos mas, posso dizer, passo lutas com brigas, discussões mas, estamos todas crescendo!
Sinceramente creio que o homeschooling não é pra todo mundo mas, para nós é!

Triste mas, eu já fui assim... Graças a Deus pela sua graça abundante! veja o vídeo abaixo





terça-feira, 24 de outubro de 2017

The Core: Artes Domésticas

Uma área de interesse de educadores clássicos são as artes domésticas: cozinhar, preparo de arranjos florais, costura e jardinagem são bem populares.
Nessas artes o mais importante é reforçar a questão de fazer bem feito, com qualidade.

P.S - Como mãe de meninas, existe uma infinidade de coisas a se ensinar! Mas para os meninos também...
Existem canais incríveis de costura, modelagem mas, creio ser de extrema importância que os pais ensinem os meninos a conhecerem e fazerem manutenção elétrica, hidráulica em casa.
O mundo atual odeia isso! Infelizmente a minha geração, é uma geração que usa "marido de aluguel" para resolver problemas corriqueiros em casa, e que também manda as calças para fazer barra em shopping!
Eu mesma não fui ensinada mas, fui aprender para ensinar as meninas.
Estou seriamente pensando em comprar uma Janome Mini para as meninas!
Vou deixar abaixo alguns canais de costura para vc ensinar suas fofinhas...

Costura e Modelagem
Essa mãe ensina de forma bem simples a modelar! Nós aqui em casa já começamos!


Bordados


Marcenaria


The Core: Teatro

Educadores clássicos estimulam seus alunos a representarem peças, discursos como uma forma de melhorar as habilidades de recitação.
Meus filhos participam ativamente de peças montadas por grupos de homeschooling . Peças de Shakespeare como Julio Cesar e O Peregrino de Bunyan. É impressionante ver atores jovens memorizarem tais papéis e textos.


P.S - essa dica simplesmente me encanta, já que minha filha mais velha é super artística! Uma pena ainda não termos um grupo local para fazermos isso mas, creio que ainda, um dia será possível!

The Core: Artes - Desenho

Já discuti os benefícios de copiar e desenhar no capítulo sobre Geografia. Isso se aplica na cópia de qualquer coisa - retratos, planos arquitetônicos, partes de peças e design gráficos.
Desenho é uma ferramenta importante de comunicação, e pode ser muito explorado na educação clássica.
Eu enviei meus meninos a aulas de arte, fiz aula com eles, e estudei desenho em casa através de livros e vídeos. Recomendo como base o uso dos livros do Ed Emberley´s para crianças porque ele particiona desenhos complicados em componentes fundamentais: círculos, pontos, linhas curvas, linhas retas, e ângulos.
Portanto mais uma vez o modelo clássico é revelado. Copiar nos habilita a ensinar tanto artes quanto as artes liberais. Então invista tempo nomeando vários tipos de formas e estruturas que se está copiando com os alunos.

P.S - minha filha mais nova ama desenhar, ama legos, ama pintar! Um artifício que eu utilizo são os vídeos do desenho Louie, lá ele dá o passo-a-passo de vários desenhos como: caminhão, carro, castelo... É bem divertido...
Os livros do Ed Emberley estão disponíveis na Amazon Brasil, e os preços são bons! Já foi para minha lista de próximas compras!

https://www.amazon.com.br/Desenhando-Animais-Ed-Emberley/dp/8588948648?tag=goog0ef-20&smid=A1ZZFT5FULY4LN&ascsubtag=798ccaf8-28d6-49ff-aa5a-f13b59df9ebd


segunda-feira, 23 de outubro de 2017

The Core: Ciências - Pesquisa e apresentações

Como educadores clássicos devemos não apenas fornecer bons livros de histórias, fábulas para nossos alunos mas, livros científicos também.
Para um aluno de 11 anos por exemplo, pode-se pedir semanalmente uma pesquisa sobre uma determinado assunto de interesse da criança.
Para isso, além do Wikipédia, revistas científicas, é necessário bons livros, e até mesmo biografias de cientistas a mão. Não é necessário comprar mas esse tipo de material também está disponível na biblioteca.
Depois de realizada a pesquisa, um texto deve ser escrito e apresentado a toda família! Uma excelente forma de aprender e disseminar conhecimento.




domingo, 22 de outubro de 2017

The Core: Experimentos Científicos

Seguir um livro texto não dá a profundidade em Ciências que nossos alunos de educação clássica precisam então, pq não planejar um experimento por semana e durante esse período permitir que as crianças usem o vocabulário e desfrutem de um tempo em família planejando algo nesse sentido.
Você pode usar o livro: 201 incríveis, mágicas, bizarras e incríveis experiências de Janice VanCleave, o livro te ajudará a estruturar os experimentos semanais!

P.S - aqui poderíamos usar esse livro... Eu tenho mas, não fiz nada ainda, mas, agora que tive essa luz vou usar...


The Core: Fatos Cientificos

Obviamente é impossível memorizar todo fato científico, então é importante escolher fatos básicos que formarão as maiores discussões e darão suporte lá na frente, na fase da lógica e retórica. Ao invés de decorarmos uma lista de fatos como fazemos em História, devemos transformar cada fato cientifico em uma pergunta que deve ser respondida e memorizada. Cientistas devem aprender a fazer perguntas, e isso parece uma forma apropriada de memorizar informações e ainda seguir o modelos de questionamento ( fundamental para o estudo de ciências).
Esse era o modelo usado no catecismo das escolas de Alexandria, durante os 300 primeiros séculos depois de Cristo. O termo "catecismo" é normalmente associado a instrução religiosa mas, é um modelo clássico de memorização para qualquer assunto onde eram estabelecidas questões e as respostas eram usadas para ensinar com precisão o assunto.
Toda semana, nós memorizamos um fato científico e depois determinamos se queremos escrever um parágrafo sobre ou ler um livro sobre o tópico ou ainda ver um filme. Nós não perdemos muito tempo planejando atividades científicas pq os alunos precisam de tempo para "irem lá fora" e explorar a natureza por si mesmos.
Memorizamos questões e respostas sobre as seguintes categorias:
  • Biologia: classificação e características dos seres vivos. Classificações do DNA, será útil saber as características básicas das espécies. Podemos facilmente ver e categorizar penas e escalas; 
  • Ciência terrestre - atmosfera, oceanos, vulcões. As camadas da Terra, atributos de nosso planeta;
  • Ciências do meio-ambiente- Bioma, cadeia alimentar e poluição;
  • Astronomia - missões espaciais, corpos celestes;
  • Física - Estados da matéria , leis do movimento e termodinâmica. Aproveite e verifique as definições de Newton e Einstein sobre os estados da matéria, e movimento oq provê base para mecânica quântica.
  • Química: os primeiros 20 elementos da tabela periódica, incluindo nome, peso atômico, número atômico;
  • Origens: Ideia como catastrofismo, gradualismo, teoria rappidcay e as teorias unificadas da física podem não estar em seu vocabulário diário mas, esse palavras influenciam profundamente lideres científicos e pesquisadores políticos.

The Core: Ciênicas

Educadores clássicos ajudam seus alunos a identificar princípios científicos :
  • pela fomentação da curiosidade através do desenvolvimento de habilidades de observação;
  • definindo e classificando termos que descrevem o universo;
  • conduzindo experimentos que demonstram causa e efeito;
  • apresentando ideias de cientistas influentes
 Estimular o aprendizado pela observação do mundo

A autora enfatiza o fato que devemos parar e observar o mundo! Através dos sons, cores. Um exemplo: na região que ela mora, há um centenas de dentes de tubarão pela praia, eles amam passear e sair em uma caçada pelos dentes...
Outra oportunidade seria, para quem mora em um lugar onde se pode avistar as estrelas, estudar o céus, as constelações com as crianças é uma ótima oportunidade de observação e aprendizado.

P.S - eu aqui em minha realidade atual, não tenho céu limpo, nem dentes de tubarão mas, tenho uma pracinha onde levo as meninas para fazer uma caminhada... Ali nós aproveitamos o tempo para falarmos dos pés de fruta, colhemos essa semana amoras que eu lavo e depois elas comem, creio que nessa hora seria bem interessante ter um microscópio para que elas pudessem observar a fruta por dentro. A ideia é simples apenas observar e se a criança mostrar interesse, pesquisar mais sobre o objeto observado.


segunda-feira, 16 de outubro de 2017

The Core: História - Escrevendo sobre História

Antes de pedirmos aos nossos alunos para escreverem pesquisas, textos elaborados sobre fatos da História, devemos saturá-los com as ferramentas da escrita. Educadores clássicos investem tempo na mecânica da escrita e cópia de textos históricos. Depois ensinamos aos alunos a tomarem nota de textos (palavras-chave), em seguida a narrativa do texto é exigida, usando suas próprias palavras, nesse momento começamos a escrever o texto. Os alunos copiam sentenças, aprendem a mecânica e copiam parágrafos para aprender a arte de imitar grande ideias no papel. A prova final é voltar a atenção do aluno para correção gramatical, pontuação.
De novo, nada mais é do que treino, treino e treino.




The Core: Histórias sobre História

Não se limite ao planejado, leia o que sua família deseja ler. A memorização da linha do tempo ajuda-nos a ligar os fatos de forma correta na linha do tempo. Ler e discutir literatura ajuda a manter a linha do tempo fresca na mente. Tudo o que seu aluno pedir para pesquisar mais a fundo, pesquise! Tenho uma pequena preocupação com a fase da gramática de que gastamos muito tempo tentando levar nossos filhos para a fase lógica e retórica (fase do highschool) sem ter o básico da fase da gramática. Eles gostam de explorar história e ciências, mas eles não sabem nenhuma história, literatura ou ciências. O "básico" toma muito tempo (de forma diligente), uma forma básica que usamos foi o audiobook da Susan Bauer, então quando o tempo estava muito quente lá fora, nós colocávamos o CD e ouvíamos as histórias dos livros da Susan, isso me economizava tempo e não precisávamos de livros textos para estudar História. Fazíamos isso em viagens de carro e em muitas outras oportunidades, de novo, treino, treino e treino.


The Core - História - Memorizando passagens históricas

Educadores clássicos encorajam seus alunos a decorarem artigos históricos importantes como Declaração da Independência, introdução a Constituição Americana. Faça esse exercício enquanto espera ser atendido no consultório médico ou até mesmo enquanto o irmão ou irmã está em sua aula de esportes.

P.S - Sempre tive isso em mente... Mesmo não sendo formada em direito, sempre pensei em ensinar a constituição para minhas filhas, pelo menos o artigo quinto, um dos mais importantes de nossa Carta Magna.


The Core: História - Memorizando uma pequena história sobre História

Um exemplo seria, escreva uma sentença com seu aluno sobre Cristóvão Colombo e some a ela mais 10 sentenças em ordem cronológica sobre os Estados Unidos.
Use conjunções para ligar cada uma das sentenças decoradas.
Nós aqui em casa decoramos duas histórias do mundo antigo, duas sobre a idade média, e duas sobre a América. Essas histórias dão ao aluno um meio de conectar os detalhes da História através da linha do tempo. O objetivo é ser capaz de olhar para seu filho e dizer, " conte a história da América a sua avó", e ela poderá! Além dos nomes dos presidentes em ordem...


The Core: História - Memorizando a linha do tempo

Memorizar não é um trabalho fácil para os pais mas, as crianças gostam de memorizar e depois que elas veem o resultado do seu trabalho, elas ficam muito animadas e querem decorar mais.
O ideal seria dividir os 204 fatos históricos por 25 semanas, o que dariam o trabalho de decorar 8 eventos por semana.
A forma mais fácil de decorar que eu conheço é escrever 8 eventos em um quadro, e recitá-los em ordem cronológica, depois apague o primeiro evento e continue a recitar os 8 eventos.
Faça isso até apagar os 8 eventos e todos forem decorados na sequencia correta. Trabalhe durante toda a semana, e todos os dias revise os fatos das semanas anteriores, eu gostaria de dizer que trabalhar assim requer algo mais complicado mas, é simples assim mesmo, o segredo é repetir, repetir e repetir.

P.S - acho uma forma bem prática, e acredito até ser possível montar um jogo de perguntas e respostas para toda a família usando a linha do tempo! Percebo nesse caso da memorização, que pode ser algo muito divertido...


The Core: História

Educadores clássicos devem ensinar seus alunos na fase da gramática de 4 formas:

1. Memorize 204 pontos de eventos históricos da linha do tempo e o nome dos presidentes americanos a partir da educação infantil até a sexta série.

2. Memorize seis pequenas histórias com 12 sentenças cada que resuma o período de 204 pontos da linha do tempo;

3. Copie e reescreva parágrafos sobre História;

P.S - Vou começar agora com a questão da linha do tempo. Eu gosto mesmo da ideia de seguir a sequencia cronológica e com início na criação.
Confesso que fiquei super insegura mas, percebi que não é um bicho de sete cabeças... A questão é começar! Vou iniciar com o material da Editora Geográfica, Linha do Tempo Bíblica, então que Deus me conduza e vc também!



sábado, 14 de outubro de 2017

The Core: Geografia - Lição 9 e 10

Faça os continentes e agora procure treinar de forma que fique cada vez mais parecido com o atlas.  Repita o processo.

Depois disso, por ano escolar, o aluno pode estudar mais a fundo cada continente, como sugestão temos:
Ano 1: Austrália;
Ano 2: América do Sul;
Ano 3: África;
Ano 4: América do Norte;
Ano 5: Europa;
Ano 6: Ásia;
Ano 7: Mapa Mundi;
Ano 8: Indonésia e Antártica;

Se seus filhos são mais velhos e essa sugestão está "atrasada", faça essa sequencia semestralmente.

Lembre-se dessas dicas para que os mapas permaneçam em sua memória por toda sua vida:

1.Não use mapas "pré-fabricados";
2. Pratique;
3. Perfeição não é necessária;
4. Aproveite esse tempo, tenha prazer em aprender!

The Core: Geografia - Lição 8 Nomeie os oceanos

Nomeie os oceanos... Atlântico, Pacifico, Indico e Oceano Ártico.


The Core: Geografia - lição 7 Rascunho dos continentes

Agora desenhe o rascunho dos demais continentes (depois de repetir os passos anteriores), o objetivo aqui é desenhar os continentes de forma que fiquem proporcionais no mapa, não se preocupe em conectar a Europa a Ásia. O aluno nesse exercício saberá localizar onde os continentes estão.


The Core: Geografia - lição 5 e 6 África

O objetivo desse passo é ensinar o aluno a desenhar os continentes de forma proporcional. Comece com a África, já que está no centro do mapa e ajudará a desenhar os demais continentes de forma proporcional. Olhe para o mapa em seu Atlas e perceba onde o continente começa, em que tropico começa e em qual termina. Agora desenhe um rascunho no papel na localização da África. Nesse momento peça somente o rascunho ao seu aluno...
Faça esse exercício até que o desenho da sua " África" esteja bem parecido com o do Atlas.
Devemos lembrar sempre que a prática leva a perfeição.



The Core: Geografia - Lição 4

Aprender é prazeroso... Faça essa tarefa em família, coloque música clássica, alguns lápis coloridos, e muitas folhas brancas... Esse é um excelente modo de passar um tempo em família e  o melhor aprendendo!
Aprender a aprender é muito bom!

The Core: Geografia - Lição 3

Desenhe as linhas horizontais do mapa, mas, agora vamos colocar também a linha vertical. Desenhe uma linha reta vertical no meio da folha e coloque o nome Primeiro Meridiano.

The Core: Geografia - Lição 2

Repita a lição 1 até se tornar algo fácil para os alunos. Essa é uma forma de restaurarmos a educação, ensinando os alunos até que eles consigam fazer a lição até enquanto dormem.



The Core: Geografia - Lição 1

Ah, esse passo-a-passo para estudo de Geografia, é muito prático...
Encontre uma folha de papel, marque a linha do Equador no meio e as linhas longitudinais, do Artico, trópico de Câncer, Equador, trópico de Capricórnio, e Antártica. Esse mapa durará por muito tempo.
Enquanto fizer isso, a criança estará treinando:
1. Ficar sentando;
2. Segurar um lápis de forma correta;
3. Desenhar linhas retas sem uso de régua;
4. Dobrar um papel;

Lição 1: Marque os grandes círculos
Dobre o papel ao meio de forma latitudinal, e marque o Equador, aproveite e já marque os demais círculos, de forma proporcional e já coloque as siglas Ar, TC, E, TCp, Ant.
Faça isso em mais folhas para treinar, esse exercício ajudará a preencher o restante do mapa, pois são os primeiros pontos de referência.

P.S - eu já fiz esse exercício e é muito legal... É o início de tudo! É a base... Tinha parado mas, vou retomar essas lições. Até as próximas!



O que é o Ensino Socrático e por que ele é importante na Pedagogia Clássica

Ensino Socrático é basicamente levar, conduzir o aluno a compreender o que não sabe, dando a luz a essa verdade e a partir daí, partir para ...