Mesmo sendo pai solteiro é possível fornecer educação clássica aos filhos. Certamente exigirá mais esforço mas, é possível. Conte com a ajuda de uma amiga, de seus pais e siga em frente.
Conheci uma mãe que era viúva, e precisava trabalhar. Ela contava com a ajuda de uma amiga pela manhã, momento em que as crianças se dedicavam ao estudo de piano, leitura individual, tarefas em casa e atividades no computador e a partir do meio-dia a mãe assumia, pq a mãe trabalhava a noite toda e descansava das 7 da manhã até o meio-dia.. Certamente essa mãe sentia cansaço mas, a evolução dos filhos e o tempo com eles era a recompensa dela, por isso persistia.
Ideias para pais que trabalham
Nesse caso os pais podem alternar os horários de trabalho para alternarem também o ensino em casa. Ou você pode coordenar seus esforços com outra família comprometida com a educação clássica ou incluir um pai ou mãe solteiro nesse planejamento. Não precisamos ensinar todos os dias como homeschoolers ou não ensinar nada como os alunos que são matriculados em escolas, há um meio termo. E se um dia da semana a avó ensine em casa, ou dois dias da semana as crianças tenham uma "babá" tutor? Nenhuma dessas ideias é perfeita mas são ideias que podem funcionar.
Se você conhecer mais famílias homeschoolers, vocês podem contratar tutores e montar uma sala de educação clássica e rachar os custos. Existem formas basta querer...
Modelo Clássico Noturno
Se para você só há a opção de deixar seu filho na escola, não desista do modelo clássico. Para não sufocar a criança, já que ela ainda precisa fazer a tarefa escolar, quando houver tempo, faça mapas, a linha do tempo ou ainda leia em voz alta para seu filho mas, não o sobrecarregue com muitas atividades a noite pois ele pode ficar muito cansado.
P.S - eu segui com o HS part time, durante 6 meses! Durante 6 meses, quando dava tempo, eu lia as Crônicas de Nárnia e também fazia devocional com as meninas... Naquele tempinho eu percebi como tudo isso era muito bom e como a escola tomava muito tempo com tarefas... Nesse tempo recebi a confirmação de Deus que era possível! Mas, eu precisava passar por esse tempo para me organizar e deixar tudo esquematizado em minha mente de como seria a minha vida a partir daquele momento.
A minha experiência de quase 3 meses foi que ficar com as minhas filhas não é desgastante, pelo contrário é muito prazeroso! Eu era o tipo de mãe que ficava desesperada na época das férias, porque não sabia o que fazer com elas... Eu mesma cantava uma musiquinha quando começavam as aulas... Vou colocar o vídeo abaixo para vcs terem ideia! Agora meus dias são cheios de estudos (eu já perdi a conta da quantidade de livros que li esse ano, que tive que me auto-educar por conta das meninas).
O homeschooling deu um norte para minha vida, e agora vivo a minha vocação... Eu ouvi boa parte de minha vida que eu nasci para ser professora, que tinha essa dom, agora eu volto esse dom dado por Deus para a minha família, para benefício das minhas filhas, e nesse meio tempo, estamos construindo memórias maravilhosas e um laço familiar muito forte.
Eu sou uma idealista nata, talvez esse seja um dos meus defeitos mas, posso dizer, passo lutas com brigas, discussões mas, estamos todas crescendo!
Sinceramente creio que o homeschooling não é pra todo mundo mas, para nós é!
Triste mas, eu já fui assim... Graças a Deus pela sua graça abundante! veja o vídeo abaixo
Nenhum comentário:
Postar um comentário