segunda-feira, 4 de setembro de 2017

The Core: Estrutura do Inglês

Há algumas línguas com estruturas diferentes do inglês mas, ainda análogas a ele.
O educador clássico deve ensinar as estruturas e as origens de sua língua materna de forma que o aluno possa explorar as demais línguas.

Segue  a estrutura básica do Inglês:

1. Há 4 estruturas da frase:
  • Absolutas: Período simples - uma oração, ex: " As senhoras como se chamam?" ( Machado de Assis);
  • Orações coordenadas: Período composto - duas orações ou mais;
  • Independentes: ex: " Eu joguei vôlei e meu irmão foi pescar";
  • Orações subordinadas: ex: "Já que está nevando ficaremos em casa.";
  • Complexas-compostas: compostas de duas orações independentes e uma subordinada, ex: " Porque parou, Carlos não conseguia mais ouvir seu relógio, e ele estava preocupado."

Todas as orações são simples ou usam conjunções para ligar uma oração simples a outras três.

2. Há quatro propósitos para as orações:
  • Declarativas (uso do ponto final);
  • Exclamativas ( uso do ponto de exclamação);
  • Interrogativa (uso do ponto de interrogação);
  • Imperativa ( sem o sujeito e uso de ponto final como em um comando);

3. Há sete padrões que formam uma sentença simples;
  • Orações intransitivas;
  • Orações transitivas diretas;
  • Predicativo nominal;
  • Predicativo do sujeito;
  • Orações transitivas diretas e indiretas;
  • Orações subordinadas substantivas;
  • Orações subordinadas adjetivas;

4. Em inglês, a sentença completa contém letra maiúscula, pontuação, sujeito, verbo, geralmente um objeto direto, o que forma um pensamento completo;

5. Palavras em inglês são substantivos, pronomes, verbos, advérbios, conjunções, interjeições, preposições ou adjetivos;

6. Frases são adicionadas para modificar uma das partes do discurso em uma sentença.

P.S - Esse texto foi traduzido por Denise Rodrigues, educadora clássica.
Denise é uma amiga que também está trilhando esse caminho e que me ajudou a trazer vida esse texto da Bortins, que informa que se seguirmos esses passos de ensino teremos passado a base da gramática para nossos alunos.
Confesso que quando cheguei nessa parte do livro, eu travei! Me desesperei mas, com a ajuda de outros educadores como minha amiga Flávia, Lívia e a própria Denise, me acalmei.
O plano é o seguinte... Vou começar com a livro Emília no país da gramática, de Monteiro Lobato, a partir daí seguirei com a explicação sobre o tópico de forma simples, depois faremos exercícios de fixação encontrados na internet e depois faremos exercícios com textos Bíblicos, cada tema será abordado por duas semanas.
Recebi também uma indicação de livro de minha tutora da Clonlara, que é uma livro didático da FTD, de gramática, se eu achar necessidade ano que vem aplico para as meninas.
Esse plano seria para o mês de outubro e seguiremos até o começo do ano que vem. Vou atualizando vcs sobre o progresso!
Que Deus me ajude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é o Ensino Socrático e por que ele é importante na Pedagogia Clássica

Ensino Socrático é basicamente levar, conduzir o aluno a compreender o que não sabe, dando a luz a essa verdade e a partir daí, partir para ...