O educador clássico deve ensinar as estruturas e as origens de sua língua materna de forma que o aluno possa explorar as demais línguas.
Segue a estrutura básica do Inglês:
1. Há 4 estruturas da frase:
- Absolutas: Período simples - uma oração, ex: " As senhoras como se chamam?" ( Machado de Assis);
- Orações coordenadas: Período composto - duas orações ou mais;
- Independentes: ex: " Eu joguei vôlei e meu irmão foi pescar";
- Orações subordinadas: ex: "Já que está nevando ficaremos em casa.";
- Complexas-compostas: compostas de duas orações independentes e uma subordinada, ex: " Porque parou, Carlos não conseguia mais ouvir seu relógio, e ele estava preocupado."
Todas as orações são simples ou usam conjunções para ligar uma oração simples a outras três.
2. Há quatro propósitos para as orações:
- Declarativas (uso do ponto final);
- Exclamativas ( uso do ponto de exclamação);
- Interrogativa (uso do ponto de interrogação);
- Imperativa ( sem o sujeito e uso de ponto final como em um comando);
3. Há sete padrões que formam uma sentença simples;
- Orações intransitivas;
- Orações transitivas diretas;
- Predicativo nominal;
- Predicativo do sujeito;
- Orações transitivas diretas e indiretas;
- Orações subordinadas substantivas;
- Orações subordinadas adjetivas;
4. Em inglês, a sentença completa contém letra maiúscula, pontuação, sujeito, verbo, geralmente um objeto direto, o que forma um pensamento completo;
5. Palavras em inglês são substantivos, pronomes, verbos, advérbios, conjunções, interjeições, preposições ou adjetivos;
6. Frases são adicionadas para modificar uma das partes do discurso em uma sentença.
P.S - Esse texto foi traduzido por Denise Rodrigues, educadora clássica.
Denise é uma amiga que também está trilhando esse caminho e que me ajudou a trazer vida esse texto da Bortins, que informa que se seguirmos esses passos de ensino teremos passado a base da gramática para nossos alunos.
Confesso que quando cheguei nessa parte do livro, eu travei! Me desesperei mas, com a ajuda de outros educadores como minha amiga Flávia, Lívia e a própria Denise, me acalmei.
O plano é o seguinte... Vou começar com a livro Emília no país da gramática, de Monteiro Lobato, a partir daí seguirei com a explicação sobre o tópico de forma simples, depois faremos exercícios de fixação encontrados na internet e depois faremos exercícios com textos Bíblicos, cada tema será abordado por duas semanas.
Recebi também uma indicação de livro de minha tutora da Clonlara, que é uma livro didático da FTD, de gramática, se eu achar necessidade ano que vem aplico para as meninas.
Esse plano seria para o mês de outubro e seguiremos até o começo do ano que vem. Vou atualizando vcs sobre o progresso!
Que Deus me ajude!
Nenhum comentário:
Postar um comentário