Alunos do ensino "fundamental" devem trabalhar mais na gramática da escrita ( as regras e a mecânica) de forma que quando forem escrever o façam de forma clara.
- Crianças de quatro anos devem aprender a obedecer seus pais e a amar as palavras através da leitura em voz alta (que permanecerá por longo tempo na rotina familiar);
- As de cinco anos deve ser ensinado ficar sentando e desenhar ou colorir de forma que aprendam como manejar suas mãos e braços ao mesmo tempo em que controlam a sua posição e corpo. Essa atividade é difícil para elas portanto os pais precisam ser pacientes.
- Para as de seis anos é orientado a copiarem palavras de livros e lousas. Copiar é difícil para elas mas é necessário esse treino para que já haja uma preocupação da criança com o zelo sobre seu trabalho, a domínio dos espaçamentos, altura das letras, respeito a pauta.
- Já aos sete anos eles devem aprender sobre as regras fônicas e soletração;
- Aos oito, devem aprender a escrever sentenças completas.
- Nove anos podem aprender a provar que as sentenças estão corretas através da construção de diagramas;
- As dez anos devem aprender a colocar sentenças em parágrafos;
- Onze anos podem decorar frases;
- Doze anos são capazes de escrever parágrafos de forma clara e coesa sobre uma história ou assunto interessante;
Precisamos entender que é necessário treino após treino sobre a mecânica de escrever enquanto o aluno está na fase da gramática.
Como educadores clássicos devemos exigir de forma rigorosa a eficiência dos trabalhos. Portanto quando a criança é capaz de segurar o lápis de forma correta, é recomendado a ele escrever uma sentença por dia, essa cópia é uma lição que engloba caligrafia, soletração, pontuação.
Durante essa tarefa o aluno deve fazer as seguintes perguntas a respeito de seu trabalho:
1. A sentença está escrita de forma ordenada, proporcional e correta?
2. As palavras foram escritas corretamente? Há alguma regra de soletração que precisa ser revista?
3. Os nomes estão escritos com letras maiúsculas? Os acentos foram usados de forma correta? O aluno consegue explicar o porque do uso dos acentos?
A medida que o aluno cresce, a sentença aumenta e esta pode incluir lições como por exemplo a substituição de determinada palavra por outra (sinônimo) de linguagem culta sem mudar o sentido da frase. Essas sentenças são usadas para ensinar as sete sentenças básicas, os quatro propósitos e as quatro estruturas de uma sentença simples (veremos mais a frente). Os alunos que fazem isso da primeira a sexta série não terão nenhum problema em escrever um bom parágrafo no futuro, inclusive no ensino médio.
A criatividade na escrita não é o objetivo na fase da gramática (que isso fique bem claro).
P.S - Minha observação a respeito desse tópico é o seguinte... Tudo é o treino! Treino, treino e treino! Aqui em casa desde ontem começamos com uma hora de caligrafia, teve choro, teve birra mas, teve uma hora de caligrafia! É espantoso o resultado... Mãos firmes, letras bonitas, espaçamentos perfeitos.
Não existem fórmulas mágicas, existe esforço, técnica, e trabalho duro! Até eu estou sentindo vontade de começar meu caderno de caligrafia!
Eu andava bem angustiada por conta de ainda não estar ensinando a gramática da língua portuguesa mas, se eu começar simplesmente com o plano que a Bortins vai começar no próximo capítulo, creio que estarei no caminho certo!
Um abraço a todos e excelentes estudos e ensino.
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