sexta-feira, 25 de agosto de 2017

The core: Escrita - Imitando grandes pensadores no papel

Escrever é algo muito difícil de se fazer. Escrever requer uma quantidade enorme de maturidade para transformar pensamentos abstratos em escritos no papel.
Sendo difícil, podemos cometer o erro de permitir aos alunos investirem muito tempo em serem criativos em composições e nunca cultivarmos a serem escritores que podem explicar como estruturar uma sentença complexa ou escrever um parágrafo coerente. Aprender as ferramentas para escrever permite ao autor ser criativo e coeso.
Devemos começar pelas habilidades pré-escrita que incluem espaçamento das palavras, letra bem feita e atividades mecânicas como pontuação, uso adequado de letras maiúsculas, e posicionamento adequado de frases ao longo dos parágrafos.
Como educadora clássica, considero essas três tarefas as mais importantes:

1. Postura correta (sentar com a coluna reta);
2. Ter em mente todos os mecanismos da escrita;
3. Ter em mente o que se deseja expressar;

P.S - Percebo que na atualidade não é raro cobrar composições dos alunos mas, deixar de lado a caligrafia. Tenho travado uma verdadeira luta com a questão postural e a qualidade da letra de uma de minhas filhas. Foi ensinado a ela que um trabalho mal feito pode ser realizado e ainda obter uma boa nota. Não estamos falando de nota e sim de fazer bem feito da primeira vez.
Percebi uma deficiência na letra cursiva, estamos há um mês com treino de caligrafia... Percebi que essa minha aluna não sabia fazer a letra cursiva maiúscula... Então estamos trabalhando... O próximo passo será o estuo dos mecanismos(pontuação, parágrafo), que Deus me ajude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é o Ensino Socrático e por que ele é importante na Pedagogia Clássica

Ensino Socrático é basicamente levar, conduzir o aluno a compreender o que não sabe, dando a luz a essa verdade e a partir daí, partir para ...