Em 1995 estive em uma missão em uma escola na Jamaica por duas semanas. Quando entrei na sala fiquei apavorada ao ver a tarefa que era dada as crianças. As crianças de 6 anos deveriam sentar durante 1 hora e copiar uma longa passagem bíblica que estava na lousa, em silêncio, eu pensei, que coisa mais chata mas, até o fim da minha estadia eu percebi que na verdade as crianças estavam recebendo um grande presente pois:
- Deveriam sentar quietas por um período longo;
- Todos podiam ler todas as palavras difíceis que estavam no quadro;
- Todos estavam decorando longos textos bíblicos;
- Todos estavam treinando a coordenação motora fina, tendo que olhar no quadro e replicar o texto no caderno;
- Todos tinham a firmeza na mão para segurar o lápis de forma correta por um longo período;
- E todos tinham uma bela letra;
P.S - Como educadores clássicos devemos tomar muito cuidado... a minha experiência aqui tem sido a seguinte... eu percebi que minha filha de 8 anos estava com uma letra horrenda... por culpa dela? De forma alguma, por minha culpa e do sistema... Bem fora do sistema começamos a trabalhar! É fácil? Não! Porque dentro do sistema as crianças se acostumam a preguiça! Aqui um trabalho mal feito não é aceito (se vc aceita tudo o que é mal feito, a criança se acostuma a não se aplicar a atividade, e ainda receber um tapinha nas costas, isso nada mais é que um mal hábito que deve ser retirado o quanto antes, como diria Charlotte Mason).
Eu comecei com um caderno de caligrafia de quarto ano para a minha filha de 8 anos mas, percebi que ela tinha dificuldades com as letras maiúsculas cursivas. Então, parei tudo e comecei do zero, com uma folha por dia de cada letra, além de usar um livrinho que ensina como fazer a letra.
Confesso que ainda há muito a se fazer, sem dúvida mas, com um mês de trabalho tudo está melhorando...
A caçula, além de saber ler e escrever, agora também está treinando a cursiva também, percebo que a mão dela está bem firme e a letra ficando bem bonita!
Então a questão bem simples que eu chego... tudo é uma questão de treino!
Nenhum comentário:
Postar um comentário