domingo, 30 de junho de 2019

Introdução a Educação Clássica

Como educadores clássicos cristãos devemos responder as seguintes perguntas:

Quem é nosso aluno?
Qual currículo devemos ensinar?
De que forma ensinamos?
Qual o propósito da educação clássica cristã?

Ao longo desse série de posts vamos responder essas e outras perguntas.

Como nos distanciamos muito da Educação Clássica, fica muito confuso o assunto para muitos de nós. Alguns acham que se trata das Artes Liberais (Trivium e Quadrivium), outros que se trata do estudo dos Grandes livros, ou ainda o Ensino das Virtudes.
Na verdade a ECC (Educação Clássica Cristã) é os itens citados acima e alguns outros, o objetivo aqui é clarear em nossas mentes todos esses componentes e coloca-los em ordem de forma que possam ser utilizados, ensinados para que a próxima geração possa ensinar de forma mais simples.

Quem é nosso aluno?
Nós como seres humanos vemos beleza, verdade e bondade no Cosmos e podemos afirmar que há uma harmonia fundamental de estar aqui neste mundo. Apesar  de nossa queda e graças a restauração através de Cristo ainda podemos ver em meio as nossas lágrimas a beleza, a bondade e a verdade.
O mundo é verdadeiro,  bom e belo, e fomos feitos de tal forma que podemos conhecer, buscar e amar as coisas que são verdadeiras, boas e belas, essa busca se encontra dentro do ser humano, todo homem nasce com esse desejo.
Se não cremos nisso estamos em verdadeiro perigo, por não sermos capazes de provarmos nada. Nos encontramos num mundo criado "individualmente" com "fatos" que substituem a verdade em que cada pessoa faz o que é certo aos seus próprios olhos, que leva ao caos e a fragmentação.

Qual currículo devemos ensinar?
As Artes Liberais

De que forma ensinamos?
Os princípios que guiam nossa pedagogia são: Festina Lente (fazer lentamente), Multum Non Multa ( muito não muitos), Repetitio Multa (repetição é a mãe da invenção), Aprendizagem incorporada (ritmo, prática, tradições, rotinas de aprendizado), Músicas, Questionamento e Curiosidade, Virtudes Educacionais, Scholé (contemplação vagarosa) e Docendo Discimus (ensinando apredemos).

Qual o propósito da Educação Clássica Cristã?
A educação não é um treinamento para um título, um trabalho e sim o cultivo da alma humana e temos como objetivo preparar o aluno para a vida eterna.

" Toda revolução é uma restauração." G.K Chesterton
Percebemos um movimento no mundo de restauração da Educação Clássica Cristã. Devemos voltar nossos olhos se desejamos de verdade com respeito a criação de Deus, o homem torná-lo livre através da Educação.
Devemos lembrar que:"Não desloques os marcos antigos que limitam as propriedades e que foram colocados ali por teus antecedentes." Pv 22:28
Perdemos muito por retirar os marcos antigos. Agora é o momento do resgate, da renovação, da reimplementação daquilo que sempre funcionou e que foi abandonado pela Educação moderna, e não há vergonha nenhuma em olhar para atrás para aprender com os antigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é o Ensino Socrático e por que ele é importante na Pedagogia Clássica

Ensino Socrático é basicamente levar, conduzir o aluno a compreender o que não sabe, dando a luz a essa verdade e a partir daí, partir para ...