sexta-feira, 13 de abril de 2018

Kumon Breakdown

Como disse há alguns posts atrás...
Kumon não são só flores!
A Bela teve dois episódios de Breakdown.
O que eu chamo de Breakdown?
Um episódio de muito nervosismo e stress.
Ela chora, fica muito nervosa comigo e com a orientadora.
O primeiro aconteceu no primeiro ano dela de Kumon. Nós iríamos mudar, e ela ficou 1 mês sem ir as aulas e sem fazer os bloquinhos. A mudança não deu certo, eu tive que rematricula-la, e ela teve que voltar quase que um estágio todo.
Ela entrou nesse modo, foi muito difícil voltar ao estado normal. O que eu acho que acontece: a criança sai da rotina de estudos diário, e vê todo o seu esforço anterior jogado no lixo quando tem que refazer tudo.
Por isso que eu digo, matemática não tira férias, ela é sua fiel companheira, todos os dias, todos os dias, porque a matemática é muito "vingativa". Se você a deixar, quando voltar para ela, ela vai cobrar o "abandono" com juros e correção.
Mas, meu papel nesse caso, foi manter a calma, tranquilizá-la, explicando que o importante é saber de verdade e não se enganar achando que sabe.
O papel da orientadora nesse caso, é ter bastante maturidade, calma e paciência, pois vai passar.
Se nesse processo um dos três envolvidos perder a paciência (principalmente os adultos), a criança pode não querer mais estudar, e isso é inaceitável.
O segundo episódio aconteceu duas semanas atrás. Nós mudamos de cidade, as meninas ficaram 4 dias sem fazer Kumon, eu cheguei aqui na cidade nova e já trouxe a trasnferência delas, não ia cometer o mesmo erro do passado.
A Bela teria que fazer o exame para o próximo nível, que na minha opinião teria que ter feito em minha antiga cidade, quando foi fazer aqui, teve que voltar...
O mesmo quadro se repetiu, a orientadora me falou que ela estava bem nervosa.
Tomei minhas providências com exigência e amor (eu sinceramente não acredito em passar a mão na cabeça, pois passa a ideia de coitadinho) e eles não são coitadinhos, as vezes só estão chateados e aborrecidos, mas, coitadinhos nunca.
Pois bem, 1 mês voltou para onde estava! Ufa!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Então, se você paga Kumon, essa é uma boa dica, se você não paga Kumon, pretendo montar um post em como ensinar matemática ao seu filho!
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é o Ensino Socrático e por que ele é importante na Pedagogia Clássica

Ensino Socrático é basicamente levar, conduzir o aluno a compreender o que não sabe, dando a luz a essa verdade e a partir daí, partir para ...