O segredo para ensinar como se escrever bons parágrafos é o
mesmo para se escrever boas sentenças. Copiar. Imitar exemplos de excelência.
Os alunos serão capazes de expressar sua criatividade facilmente se investirem
tempo copiando bons parágrafos.
Quando o aluno terminar de copiar um parágrafo, faça as
seguintes perguntas:
1.
Oque a primeira sentença te diz;
2.
Oque a última sentença te diz;
3.
Como o autor conecta o pensamento entre a
primeira sentença e a última;
4.
Do que trata o ultimo paragrafo;
5.
Você notou o espaçamento no começo do parágrafo,
porque está assim;
Uma vez que o aluno pode explicar que a primeira sentença introduz
o parágrafo, as próximas sentenças dão sequência a sentença introdutória e a última
repete o pensamento principal da primeira sentença, este estará apto para
escrever um parágrafo.
Para escrever, sente-se e:
1.
Leia um parágrafo sobre qualquer assunto e faça
notas que refletem as ideias principais do autor.
2.
Converse sobre o parágrafo e as notas;
3.
Vá ao quadro branco e juntos escrevam sentenças
e as anotações;
4.
Pense sobre as sentenças e substitua as palavras
fracas por ideias fortes;
5.
Compare suas sentenças com a ideia original do
autor e se necessário as corrija;
6.
Faça um primeiro rascunho de suas sentenças;
7.
Faça um resumo final com todas as correções;
P.S – Eu ainda não cheguei nessa fase! Mas entendi que de
novo a questão do treino! E começando por parágrafos, nada de textos longos
mas, sim de parágrafos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário