quarta-feira, 16 de agosto de 2017

The core: leitura

Se desejamos que nossas crianças amem ler, elas devem ver o exemplo dentro de casa. Sou da seguinte opinião... Vivemos em um mundo hoje onde as pessoas gastam uma verdadeira fortuna com celulares e não vão ao dentista (observação minha)...
Devemos dentro de nossas possibilidades sempre disponibilizar uma quantia de nosso orçamento com livros. No Brasil eu tenho que concordar que os livros de livraria são muito caros mas, temos felizmente a opção dos sebos, o que garante um bom acervo com um preço melhor, com o inconveniente do pó (da última vez que fomos ao sebo, a caçula teve crise alérgica).
As crianças devem investir no tempo de leitura de 3 formas:

1. Ler livros acima de sua capacidade atual...
Bem eu faço parte de um grupo de educação clássica, e lá uma mãe-amiga sugeriu começar a leitura de A Ilíada, eu peguei uma adaptação brasileira, para crianças de sexto ano, achei pobre, já que faço leitura em voz alta de As Crônicas de Nárnia, larguei... Então para minha flha mais velha pretendo adotar Alice no País das maravilhas (acredito que está além da capacidade atual dela, o que vai exercitar sua capacidade de leitura);

2. Leitura abaixo da capacidade atual...
Eu diria leitura para prazer, a minha filha mais velha está lendo uma série da autora inglesa Laura Child, sobre a personagem Clarice Bean, a menina lê em 4 dias cada livro... Ela ama!
Esse tipo de leitura aumenta o a velocidade e qualidade da leitura e essa deve ser a que mais ocupa o tempo da criança (e o nosso também)
Um dia assistindo uma palestra do Professor Pierluggi, ele disse que tinha uma filho que odiava ler... Ele teve uma ideia, passou uma colação de sci-fi para o filho, o que para grande surpresa dele, o menino adorou! Hoje esse filho tem uma editora e publica livros!
Um erro muito comum que vemos é o sistema querer colocar goela abaixo livros difíceis demais para as crianças, o que as afasta desse mundo maravilhoso...

3. Ler livros de um nível adequado para a criança mas que aumente sua capacidade de leitura
Esse tipo de livro demanda um dicionário ao lado ou a mãe para auxiliar na compreensão de certos vocábulos. Normalmente esse deve ser o livro de leitura em voz alta... E como citei anteriormente, aqui em casa atualmente trata-se de As Crônicas de Nárnia.

Todo mundo deve ter esse norte... Para se tornar um leitor cada vez melhor!
Uma boa prática também é a leitura em voz alta em família, esse é um bom jeito de todos estarem juntos e compartilharem um tempo depois discutindo o que foi lido!
Bortin cita que em sua casa, esse tipo de leitura é realizada duas vezes por dia, e que 1 vez a leitura é solitária...
Na leitura em voz alta, as crianças também participam, o que ajuda muito da pratica de se falar de forma clara, melhora a pronuncia, e a capacidade de falar em público, além de expandir o vocabulário e a velocidade de leitura.
A leitura em voz alta em família estreita os laços...
Eu realmente percebi que as meninas amam que eu leia para elas, e elas amam ler para mim!


Um comentário:

  1. OI Carol, esse livro do pastor já ouvi falar que é maravilhoso! Mas, eu já li em um livro que uma mãe tinha 4 filhas e a menorzinha tinha 2 aninhos quando a mãe lia as Crônicas de Nárnia, então acredito que seja uma boa opção para vc! Nós aqui amamos, tanto é que quando terminarmos vamos ler o Hobbit! A leitura que eu faço com as meninas é muito legal, pq eu faço entonação para as vozes (eu sempre achei que e tinha uma veia artística, agora com as meninas estou colocando em prática. Nós gostamos muito, muito e eu sinto que até a minha leitura Bíblica tem sido muito melhor, pois agora eu me enxergo na palavra, coisa que não fazia antes!

    ResponderExcluir

O que é o Ensino Socrático e por que ele é importante na Pedagogia Clássica

Ensino Socrático é basicamente levar, conduzir o aluno a compreender o que não sabe, dando a luz a essa verdade e a partir daí, partir para ...