No livro da Andreola, ela fala sobre os hábitos...
Vamos partilhar um pouco sobre esse assunto...
Nós somos, cada um de nós, uma infinidade de hábitos. Como é fácil, escovar os dentes, pentear os cabelos, ou lavar nossos rostos. Como facilmente dirigimos um carro ou lavamos uma pilha de louças sujas enquanto conversamos com uma amiga. Isso porque não precisamos prestar tanta atenção nessas ações - já que se tornaram hábitos. Esses hábitos são ações que repetimos tantas vezes que já incorporamos.
Rotina
Novos pensamentos e novas ações não são hábitos ainda. Eles estão em formação. Nós devemos prestar bastante atenção e cuidado para que se tornem hábitos.
No livro Home Education, Charlotte fala sobre a mãe primeiro criar seus próprios bons hábitos para depois ensinar as suas crianças, afinal não podemos dar aquilo que não temos.
Ligação Telefônica Inconveniente
Em uma manhã em que estava tentando organizar minhas manhãs de aulas com as crianças, uma vizinha me ligou, passou um tempão reclamando, dizendo como era difícil acordar as crianças, fazer as lancheiras, de três crianças e prepará-las para a escola., no final ele disse o quanto estava aliviada em ficar o restante do tempo em casa , tomar uma xícara de chá e assistir tv.
Eu tentei não ficar chateada com os comentários dela, afinal, ela estava estressada por arrumar as crianças e ficar longas horas longe delas, enquanto eu tinha que organizar todo o meu dia com as crianças. Comecei a ter dúvidas quanto a minha escolha sobre a educação domiciliar mas, estava determinada a continuar.
(P.S - eu já passei por isso, uma pessoa ligou e "roubou" meu tempo com as meninas, eu fiquei tão aborrecida por ter atendido o telefone, que agora não atendo mais! Hora de aula, é hora de aula!)
Descobri que Charlotte estava certa em declarar que o trabalho diário cria hábitos - sejam intelectuais ou de bom comportamento- e que dependem tanto da energia do educador quanto da criança. Também concordo com ela, quando ela declara que a criança precisa de constância de ideias sobre retidão para evocar sua cooperação. A disciplina do hábito e a ajuda de ideias inspiradoras fortalecem a criança à obediência, que seria a auto-disciplina, auto-motivação e auto-educação.
Uma mãe homeschooler - Novos hábitos
Descobri que uma filosofia é muito mais importante que um curriculum, porque o ensino vai além do horário de aula, é durante todo o dia, o dia todo. Trata-se de um estilo de vida, de cultivar bons hábitos, viver na dependência divina e ser um bom exemplo para as crianças.
(P.S - essa parte eu confesso, que é mesmo, sem dúvida a mais difícil... Criar bons hábitos de compras, de alimentação, de educação, de polidez, e ensinar o caminho correto.)
O Hábito da Observação
O hábito de observar a natureza, as mudanças de estação. Desenhar e escrever sobre o que viu no parque, torna o estudo da ciência um hábito e faz parte da vida educacional.
(P.S - ler isso foi muito importante pra mim... Pq hoje o que se ensina muito por aí é fazer testes mas, observar é outra coisa. Vou dar um exemplo pessoal aqui... Há alguns anos me sentia muito cansada, mas, muito cansada mesmo, todos os anos eu fazia um checkup e estava tudo "bem". Eu estava acostumada a me sentir uma pessoa miseravelmente cansada. Minha dentista, que tem o hábito da observação me disse que estava estranhando minha gengiva estar inchada, minha gengiva estava assim há muito anos, e eu tenho todo um cuidado com meus dentes. Ela pediu um hemograma completo, e lá estava, meu índice de ferritina que deveria ser 70 estava 12, minha dentista que foi treinada para observar e resolver problemas, descobriu meu problema... Coisa que minha médica de confiança não fez!
Quando falamos de um hábito, parece tudo muito distante, ainda mais quando falamos de crianças, mas, desenvolver isso neles é abrir uma porta que alarga o caminho, que faz daquela pessoa sensível e capaz de enxergar muito além que os outros que apenas se firmam em notas e boletins).
Siga essa simples receita - com oração e súplica
Receita para formação do hábito: Deixe a mãe se disciplinar em um novo hábito para estabelecê-lo para depois fazer o mesmo na vida de suas crianças. Com devoção ela foca na formação do hábito um de cada vez, e deve agir de forma consistente.Tato, vigilância e perseverança são necessários, principalmente na primeira semana, esse processo pode levar meses mas, depois que as crianças aprenderem o hábito a mãe e a própria criança colherá o fruto por toda a sua vida. A mãe nesse processo deve pedir a Deus paciência, para não cair na tentação de deixar para lá, não tem jeito mesmo e isso normalmente acontece um pouco antes do hábito ser incorporado.
Seja fiel
Não abra mão dos hábitos aos fins-de-semana. A segunda-feira virá furiosa, onde você ficará estressada e irritada, e caminhará muitas milhas para trás.
Hábitos para desenvolver:
Hábito da atenção
Hábito da Obediência
Hábito de Boas maneiras
Hábito da Verdade
Hábito da eficácia, Pontualidade, Revezar, Fazer o melhor, Oração e Gratidão.
Charlotte garante que quando treinamos as crianças na virtudes enquanto são pequenas, o enorme esforço exigido norteará quando for necessário.
Espero que esse texto possa ajudar cada família que tem se colocado no caminho da Educação Domiciliar... Sabemos que essa é uma tarefa árdua, diária mas, que é extremamente gratificante...
Minha dedicação vai ao grupo de Educação Clássica a que pertenço, onde sou ajudada e amparada muitas vezes! Obrigada meninas, vocês valem ouro...